O dólar fechou em queda nesta segunda-feira (9), cotado a R$ 5,18, o menor nível desde maio de 2024, com baixa de 0,62%.
Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, subiu 1,80%, encerrando aos 186.241 pontos e atingindo um novo recorde de fechamento.
A queda da moeda americana ocorreu após notícias de que reguladores chineses orientam bancos a reduzir investimentos em títulos do Tesouro dos EUA (Treasuries), segundo a Bloomberg. O movimento reforçou a percepção de que investidores estrangeiros buscam oportunidades fora dos EUA, direcionando recursos para economias emergentes, como o Brasil.
Outro fator foi o comentário do assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, sobre possível desaceleração do crescimento do emprego nos Estados Unidos, aumentando apostas de que o Federal Reserve (Fed) terá mais espaço para cortar juros — ação que tende a enfraquecer o dólar e beneficiar mercados como o brasileiro.
No cenário político global, investidores também acompanharam a eleição de António José Seguro como novo presidente de Portugal e a conquista de dois terços do Parlamento japonês pelo Partido Liberal Democrata (PLD), da primeira-ministra Sanae Takaichi.
….
Imagem em destaque: