Por favor entrar ou registrar to do it.

A atividade econômica brasileira cresceu em 2025, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Banco Central do Brasil. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) avançou 2,5% no ano, impulsionado principalmente pela agropecuária, que registrou alta de 13,1%. Indústria (1,5%) e serviços (2,1%) também apresentaram crescimento.

Apesar do resultado anual positivo, o indicador recuou 0,2% em dezembro na comparação com novembro. Já frente a dezembro de 2024, houve alta de 3,1%. No trimestre encerrado em dezembro, o índice subiu 0,4%.

O IBC-Br é usado como termômetro da economia e auxilia o Comitê de Política Monetária (Copom) nas decisões sobre a taxa Selic, atualmente em 15% ao ano — principal instrumento de controle da inflação.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IPCA acumulou alta de 4,44% em 2025, dentro do intervalo da meta. Com a inflação em desaceleração e sinais de moderação da atividade, o Copom indicou que deve iniciar o corte de juros a partir de março, mantendo ainda uma política monetária restritiva.

O IBC-Br difere da metodologia do PIB, indicador oficial da economia, cujo resultado consolidado de 2025 será divulgado em 3 de março.

Foto: Marcelo Casal Jr

Mendonça troca peritos definidos por Toffoli na PF
PF registra mais de 10 encontros entre Dias Toffoli e banqueiro investigado do Banco Master