Devido ao tempo seco registrado em todo o Brasil, o governo do presidente Lula está considerando o retorno do horário de verão. Nesta terça-feira, 11, os ministros Alexandre Silveira de Minas e Energia e Geraldo Alckmin de Desenvolvimento divulgaram a informação.
“A adoção do horário de verão está em fase de avaliação”, disse Silveira para a imprensa.
O vice-presidente afirmou que o retorno do horário de verão pode ajudar a reduzir as consequências da seca no país.Embora não haja escassez de energia, é necessário poupar dinheiro. Avaliou que o horário de verão pode ser uma alternativa útil para economizar energia. Os membros do governo ainda estão avaliando o retorno da medida.
Em 2019, no início do mandato de Jair Bolsonaro, o horário de verão foi eliminado. O governo considerou o retorno no ano passado, mas decidiu que não era necessário porque o nível dos reservatórios hídricos brasileiros estava alto mesmo diante da seca.
O Cemadem (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) prevê que o Brasil enfrentará a pior seca de sua história em 2024.Ao menos 1.400 cidades foram afetadas pela seca em nível extremo ou severo. A situação atual serve como um exemplo real das mudanças climáticas.
….
Imagem em destaque: EBC