O novo boletim divulgado, nesta quinta (12), aponta que Pernambuco registrou, em 2024, 144 casos confirmados da Febre do Oropouche.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) mostram que o vírus foi isolado, pela primeira vez, no Recife.
É uma grávida, de 28 anos, que está sendo monitorada, na 34ª semana de gestação.
Por nota, a Secretaria de Saúde do Recife informou que confirmou, no dia 9 de setembro deste ano, o primeiro caso de febre do Ouropouche na cidade.
A paciente é de Dois irmãos, na Zona Norte.
A notificação foi feita por um hospital da rede privada de saúde.
Ela havia sido atendida, no dia 27 de junho, com sintomas de febre, dores de cabeça e no corpo, além de manchas (exantema) na pele.
A paciente teve alta médica e se recuperou em casa.
Nesse período, submeteu-se a exames e consultas de pré-natal, sendo a última no dia 5 de setembro.
“Está tudo bem com ela e também com o feto”, disse a prefeitura.
Mesmo antes da primeira confirmação laboratorial no Recife, a secretaria já havia intensificado a vigilância e o monitoramento de possíveis casos. Apesar de apresentar sintomas considerados mais moderados em relação às demais arboviroses, com evolução benigna até nos casos graves, essa febre requer atenção, com repouso, hidratação e acompanhamento de profissional de saúde.
Entre as iniciativas promovidas pela prefeitura, está o acompanhamento de grávidas, por meio da plataforma digital Atende Gestante. Essa ferramenta promove teleassistência obstétrica para mulheres grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), para ampliar o acesso à saúde e facilitar o esclarecimento de dúvidas relacionadas à gestação.
Funcionando de domingo a domingo, o programa é acessível pelo ConectaZap, no número 81 9117-1407 no Whatsapp, no site https://conecta.recife.pe.gov.br/ ou aplicativo do Conecta Recife.
A vigilância ambiental também foi reforçada no Recife, com ações rotineiras nos bairros para prevenir a proliferação do mosquito transmissor.
A secretaria recomenda medidas de proteção que podem ser adotadas pela população em suas casas, como: evitar o acúmulo de lixo, realizando o descarte em sacolas fechadas e em local adequado; instalar telas de malha fina em portas e janelas, e utilizar mosquiteiros quando possível; manter caixas d’água, calhas e caneletas limpas e desobstruídas; usar repelentes e vestir roupas de mangas longas, calças compridas e sapatos fechados.
A prefeitura finalizou, esta semana, um processo licitatório para distribuir, por meio das unidades da Atenção Básica, repelentes para as gestantes acompanhadas no pré-natal.
Também há confirmações nas seguintes cidades:
Jaqueira, Pombos, Água Preta, Moreno, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende, Camaragibe, Ipojuca, Itaquitinga, Macaparana, Sirinhaém, Bonito, Garanhuns, Aliança, Machados, São Benedito do Sul e Barra de Guabiraba e São Vicente Ferrer.
….
Imagem em destaque: Arquivo/Diário de Pernambuco