A Fifa decidiu mudar o nome do evento em que premia os melhores jogadores, técnicos e gols de cada ano. Já em 2024, a premiação deixa de se chamar The Best para se transformar em Fifa Awards.
A entidade ainda está por definir outras mudanças, como o sistema de premiação e a criação de novas categorias. Tampouco há data e local definidos para a cerimônia de 2024.
Até 2023, a Fifa premiava, nas categorias feminina e masculina, melhor jogador, melhor técnico e melhor goleiro. O painel de votação era composto pelo capitão e o técnico de todas as 211 seleções nacionais reconhecidas pela Fifa, além de dois jornalistas de cada país (uma mulher e um homem).
Também havia prêmios mistos, como Fair Play, melhor ato de torcida e o Puskas, dado ao melhor gol anotado naquele ano. A última edição do The Best foi marcada pela controvérsia de ter eleito Lionel Messi como melhor jogador do ano 2023 — quando ele pouco jogou pelo Inter Miami e pela seleção argentina.
O período de votação excluía a Copa do Mundo do Catar, vencida por Messi, que estava incluída na votação relativa a 2022. Nem Messi e nem Erling Haaland, que era o favorito ao prêmio, compareceram ao evento.
….
Imagem em destaque: Getty Images