Notícias

PMPE inicia operação para garantir segurança ao eleitor no 1° turno das ELEIÇÕES 2024 com 7.986 PMs

Por favor entrarou registrar to do it.

Nesta quinta-feira, 3 de outubro, policiais militares embarcaram,  no Campo do Quartel do Derby, área central do Recife, para reforçar a segurança das eleições nas cidades da Zona da Mata Norte e Sul, Agreste e Sertão pernambucanos.

Neste primeiro turno, em todo Estado, serão empregados 7.986 PMs, garantindo a segurança em 3.327 locais de votações, além de serem responsáveis pela guarda das urnas. Esse reforço policial se junta ao policiamento ordinário lançado pelas diversas unidades operacionais da Corporação.

Durante o embarque do efetivo, o Comandante Geral da PMPE, Coronel Ivanildo Torres, destacou a importância da operação, que ocorre a cada dois anos. “Esta é a maior operação da PMPE. Todos os municípios receberão reforço para o maior momento da democracia, que é a eleição. Nossa missão é permitir que o cidadão, de livre e espontânea vontade, possa ir, votar e voltar para casa com tranquilidade”, afirmou Torres.

A secretária Executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, também esteve presente e ressaltou a importância de um processo eleitoral pacífico. “A Polícia não tem preferência; o que queremos é a ordem, a paz e o exercício do direito. A Polícia Militar é  a primeira garantidora desse exercício. Portanto, desejo a todos uma boa viagem e que desempenhem suas funções com tranquilidade, buscando sempre soluções pacíficas para quaisquer problemas que possam surgir”, concluiu.

SDS lança Operação Eleições 2024

Com um reforço de 19,15% em relação ao pleito de 2020, a Secretaria de Defesa Social (SDS) vai ativar 37.491 postos de trabalhos extras durante o primeiro turno das eleições municipais de outubro, garantindo que os cidadãos exerçam a democracia com tranquilidade. O investimento será da ordem de R$ 6.748.380 milhões para executar as ações de segurança  em todo o período. Iniciada no dia 16 de agosto, a operação abrange o reforço nas Forças de Segurança Pública em todos os municípios pernambucanos. Um total de 7.152.871 eleitores deve comparecer às urnas, em 3.327 locais de votação.  

Do total de postos de trabalho extra, 32.476 são de policiais militares, 3.193 de policiais civis, 1.064 de bombeiros militares; 108 de policiais científicos; 60 de agentes da Defesa Civil, 328 da Corregedoria e 262 da sede da SDS. Apenas no chamado “Dia D”, 06 de outubro, serão empregados um total de 10.126 profissionais do Litoral ao Sertão. A SDS também contará com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PE), da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre outros órgãos parceiros.

Atuação

A Polícia Militar vai atuar no policiamento ostensivo, realizando ações operacionais integradas, como também providenciando as escoltas das urnas com apoio de viaturas. Já a Polícia Civil vai atuar em todas as 184 cidades, da Região Metropolitana ao Sertão, que contarão com ao menos uma delegacia de plantão no sábado (05) e domingo (06). Na capital pernambucana, cinco delegacias seccionais estarão funcionando nesses dois dias, além da Central de Plantão (Ceplanc). Atuando com atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, salvamento terrestre, salvamento aquático, o Corpo de Bombeiros também está presente na Operação Eleições 2024, além de realizar outras atividades técnicas de sua competência.

….

Imagem em destaque: Divulgação/PMPE

Outubro Rosa: Ministério da Saúde lança campanha e reforça autocuidado
Morre o jornalista Cid Moreira, aos 97 anos