Dezessete destinos turísticos brasileiros estão concorrendo ao prestigiado concurso TOP 100 Stories da Green Destinations. A competição reúne as melhores iniciativas de turismo responsável e sustentável, destacando o desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas de educação, preservação ambiental e inclusão social. Os destinos vencedores serão conhecidos durante evento online da Conferência Global Green Destinations 2024, no próximo dia 15 de outubro.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, iniciativas como o TOP 100 Stories reforçam a importância de se promover um turismo sustentável e que se preocupa com o meio ambiente, a cultura local e a geração de emprego e renda. “O turista internacional está cada vez mais preocupado com o consumo que faz, preferindo destinos e produtos que geram impacto positivo na natureza e nas comunidades que visita. E nós queremos atrair mais turistas com esse perfil, pois eles vão nos ajudar a construir um Brasil cada vez melhor”, explica Freixo.
Na disputa pelo reconhecimento internacional estão sete destinos em Santa Catarina – Arabutã, Bom Jardim da Serra, Bombinhas, Itá, Penha, Rota do Enxaimel e Treze Tílias –, quatro no Rio Grande do Norte – Parnamirim, Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul –, três em Pernambuco – Fernando de Noronha, Sirinhaém e Tamandaré –, além de Barão de Cocais (MG), Bodoquena (MS), e Rio Branco (AC).
Diretor superintendente do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), que representa a Fundação Holandesa Green Destinations no Brasil, Rodrigo Cidade comemora a quantidade de representantes nacionais na disputa. “É inspirador ver tantos destinos brasileiros participando do TOP 100 Stories da Green Destinations este ano. Cada uma dessas localidades representa o esforço contínuo que temos feito para tornar o turismo mais sustentável e responsável em nosso país”, afirma.
Além da importante visibilidade internacional, os destinos que integram o TOP 100 Stories irão concorrer ao cobiçado Green Destinations Stories Awards. A premiação será na ITB Berlin 2025, a maior feira de turismo do mundo, em Berlim, na Alemanha.
Avaliação e critérios
Para participar do concurso, os municípios inscrevem suas histórias de boas práticas para o desenvolvimento de um turismo mais sustentável e responsável. Os destinos passam por uma avaliação onde são analisados de 15 a 30 critérios essenciais de sustentabilidade, seguindo as diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), e devem alcançar uma conformidade mínima de 60% com os critérios. Após o concurso, os participantes recebem um relatório detalhado, destacando seus pontos fortes e áreas de melhoria.
A turismóloga e consultora do Programa DEL Turismo, do Instituto DEL, Beth Bauchwitz, explica que o concurso oferece um guia valioso para que os destinos se tornem cada vez mais sustentáveis. “A participação no concurso não é apenas uma busca por reconhecimento, mas também uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento contínuo para os destinos brasileiros”.
A cerimônia de premiação será virtual, no dia 15 de outubro de 2024, às 15h.
Sobre a Green Destinations
Fundada em 2014, a Green Destinations apoia destinos e empresas a adotarem práticas mais responsáveis, por meio de um programa abrangente de certificação, relatórios de avaliação e ferramentas de suporte. No Brasil, o Instituto DEL é o parceiro responsável pela operação desse programa e pela promoção do turismo sustentável no país.
…
Imagem em destaque: Embratur Sebrae/ Divulgação