Na tarde desta segunda-feira (14/10) o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) promoveu um ciclo de seminários com o tema “Veículos Conectados e Tecnologias 4.0”, conduzido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O evento, financiado por recursos do Programa MOVER, ocorreu no InovInmetro, situado no Campus de Laboratórios do Inmetro em Xerém, Rio de Janeiro, e faz parte do projeto “Descarbonize.AI: Sistema Integrado para Análise, Monetização e Descarbonização do Tráfego Veicular”.
Os pesquisadores da UFRN que conduziram as palestras foram Thaís Medeiros, Matheus Andrade e Miguel Amaral.
Rodrigo Pereira David, pesquisador-tecnologista e responsável pelo Laboratório de Metrologia em Informática (Lainf), destacou que as apresentações estão alinhadas com os objetivos do Projeto Descarbonize.AI, iniciado em julho de 2024. “Este projeto é uma colaboração entre o Inmetro e as Universidades Federais do Rio Grande do Norte e Paraíba (UFRN e UFPB), focado em estudos sobre consumo energético na mobilidade urbana e sistemas inteligentes de transporte”, afirmou.
O ciclo de seminários foi organizado pelo Lainf, da Diretoria de Metrologia Científica, Industrial e Tecnológica (Dimci) do Inmetro. Wilson Melo, também do Lainf e coordenador associado do projeto, esclareceu que o objetivo da iniciativa é “criar sistemas de conectividade veicular com foco na eficiência energética e redução das emissões de carbono no setor de transporte, alinhando-se às metas de descarbonização e à geração de créditos de carbono”.
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, enfatizou a importância do projeto para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis: “Promover a indústria em setores-chave para o governo e a sociedade é uma das principais metas do Inmetro. A adoção de tecnologias verdes é uma diretriz em expansão e se tornará cada vez mais crucial nas próximas décadas”, concluiu.
Programa MOVER
O Programa MOVER (anteriormente conhecido como Rota 2030) é uma iniciativa do Governo Federal voltada para impulsionar a modernização e a sustentabilidade nas áreas de mobilidade e logística no Brasil. O projeto Descarbonize.AI recebe recursos desse programa, gerenciados pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). Ele propõe o desenvolvimento de tecnologias veiculares essenciais, utilizando inovações como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Blockchain, para criar um ambiente sustentável que favoreça a transição para uma frota de veículos mais eficiente e com menores emissões.