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Governo Federal dá a largada nas obras do Arco Metropolitano de Maceió, na BR-424

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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) oficializou, nesta quinta-feira (17) o início dos serviços do lote 2 de implantação, duplicação, pavimentação, adequação de capacidade, melhoria da segurança e eliminação de segmentos críticos da BR-424/AL. As obras, do chamado Arco Metropolitano, visam melhorar significativamente a mobilidade e segurança no tráfego do entorno de Maceió, beneficiando milhares de motoristas que utilizam a rodovia diariamente. O empreendimento terá um investimento do Governo Federal superior a R$ 252,7 milhões. 

A assinatura da ordem de início dos serviços de duplicação da BR-424/AL aconteceu durante cerimônia no Palácio República dos Palmares, em Maceió, e foi feita pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e pelo superintendente regional do DNIT em Alagoas, André Paes.

Arco Metropolitano – A obra de duplicação da BR-424/AL, que terá uma extensão de 16,2 quilômetros (km 92 ao km 108,2 da rodovia), passando pelas cidades Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e Pilar, inclui a implantação de uma nova pista e a restauração da pista já existente.

O projeto contempla também a construção de importantes estruturas, como o viaduto no entroncamento com a BR-316/AL, viaduto no Polo Industrial, restauração e alargamento da ponte sobre o Rio Remédio, implantação de uma nova ponte no mesmo local, e a construção de um viaduto no entroncamento com a AL-101. Também está prevista a construção de vias marginais no Polo Industrial, um ponto estratégico para o escoamento da produção local.

O prazo estimado para conclusão das obras é de 24 meses, período em que a região passará por transformações que trarão mais fluidez e segurança ao trânsito, fomentando o desenvolvimento econômico e a integração regional.

Importância – A BR-424/AL conecta importantes cidades do estado e com a duplicação e melhorias, sendo primordial para o escoamento de produtos agrícolas, industriais e comerciais. Com a conclusão das obras o empreendimento trará desenvolvimento econômico e social para a região.

As melhorias visam reduzir custos de transporte, ampliando a competitividade dos produtos locais. Além disso, o acesso facilitado a pontos turísticos impulsionará o turismo e a economia local. A duplicação e pavimentação da rodovia, junto com a eliminação de segmentos críticos, vão ampliar significativamente a segurança para os usuários da rodovia.

Convênio – Na sequência, no município de Taquarana, o DNIT e o Governo do Estado de Alagoas autorizaram o início dos serviços do convênio firmado entre a autarquia federal e o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) para a manutenção em rodovias estaduais que estão recebendo um elevado fluxo de veículos desde novembro de 2022, quando houve a erosão de parte da rodovia da BR-101/AL entre os municípios de Pilar e São Miguel dos Campos (km 120 ao km 123).

O objetivo do acordo, formalizado entre o DNIT e o DER/AL por meio de convênio, é garantir a melhoria das condições de tráfego em diferentes trechos das rodovias AL-101 Sul (22 km duplicados), AL-220 (22 km duplicados), AL-110 (57,4 km), AL-215 (26,7 km). Ao todo, com o início dos serviços autorizados, receberão ações de manutenção e conservação 128,1 quilômetros de vias estaduais com um investimento de aproximadamente R$ 82,7 milhões.

Com a interdição temporária da BR-101/AL, a realização dessas obras se torna ainda mais urgente para garantir rotas alternativas seguras e em bom estado de conservação. Esses serviços de manutenção têm como objetivo melhorar a qualidade do pavimento e a infraestrutura das rodovias, promovendo mais segurança e fluidez no tráfego, especialmente nas regiões de grande fluxo entre as cidades de Barra de São Miguel, São Miguel dos Campos, Arapiraca e Marechal Deodoro.

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Imagem em destaque: Felipe Brasil

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