Esportes

Beneficiados pelo Bolsa Atleta brilham na Copa do Mundo de Triatlo, em Brasília

Por favor entrarou registrar to do it.

Mais de 80 triatletas de 19 países disputaram, na manhã deste sábado (9/11), a Copa do Mundo de Triatlo (World Triathlon Cup), na orla do Lago Paranoá, em Brasília (DF). A competição, promovida pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTRI) em parceria com o Ministério do Esporte, consagrou dois beneficiários do Programa Bolsa Atleta: Manoel Messias, vencedor da categoria masculina, e Vittoria Lopes, melhor colocada do Brasil na prova, ao chegar na oitava posição.

A secretária Nacional de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Marques, acompanhou o evento e participou da entrega das medalhas aos campeões. “É super importante apoiar essas grandes competições em território brasileiro, pois permitem que nossos atletas disputem em casa. Isso eleva o nível dos nossos atletas, que acabam tendo mais possibilidades, traz o turismo esportivo e mostra a capacidade do nosso país em sediar grandes eventos”, destacou Iziane.

Pelo segundo ano consecutivo, o troféu da Copa do Mundo consagrou um atleta brasileiro. O triatleta Manoel Messias venceu a competição com folga, especialmente na etapa de corrida, e cruzou a linha de chegada em 54 minutos. “A competição foi forte desde o início, e eu sabia que estava em boa forma e preparado. Estou muito feliz com a vitória e por fechar o ano com chave de ouro”, afirmou. Em 2023, a Copa foi vencida por Miguel Hidalgo.

Contemplado com a Bolsa Atleta na categoria Pódio, Messias falou sobre a importância do incentivo oferecido pelo governo federal, especialmente para os atletas de base. “O Bolsa Atleta é um dos apoios mais democráticos, com várias categorias que abrangem o esporte como um todo. É a cereja do bolo, mas o mais importante é conseguir incentivar a base, e isso o Ministério do Esporte faz muito bem. Treino vários atletas mais jovens, e muitos dependem desse auxílio. É super gratificante ver um país que pensa nos nossos atletas e no crescimento deles, apoiando e motivando”, completou Manoel Messias.

Feminino

Na disputa feminina, Vittoria Lopes foi a melhor brasileira, com a oitava colocação. “Superei minhas expectativas, ficando entre as dez melhores. Foi um ano cansativo”, relatou. Com dez anos no triatlo e duas Olimpíadas já disputadas, ela comentou sobre o papel do incentivo do Ministério do Esporte. “O Bolsa Atleta faz parte da minha vida desde que comecei, quando ganhei o Brasileiro Júnior, e pude investir mais na minha carreira. Esse apoio foi essencial para eu sair da categoria júnior e chegar às Olimpíadas”, disse Vittoria, que recebe o benefício na categoria Olímpica.

A prova foi realizada no formato Sprint, com 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida, e contou com a participação de 17 atletas brasileiros, sendo 15 deles beneficiários do programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte, distribuídos nas categorias Nacional, Internacional, Olímpica e Pódio. A competição recebeu, por meio de um termo de fomento, um investimento de R$ 720 mil, repassado pelo Ministério do Esporte.

….

Imagem em destaque: Agência Gov

Na luta pelo acesso, Sport recebe Chapecoense com apoio da torcida
Mata Atlântica: história, desafios e inovações na preservação de um bioma vital