Alunos de todo o país vão disputar a primeira Olimpíada de Educação Financeira na semana que vem.
Mais de 600 mil alunos já foram inscritos e vão por em prática, nesta Olimpíada, o que aprenderam sobre Educação Financeira. Os alunos de uma escola do Distrito Federal estão se preparando para a disputa e contam com uma aula específica sobre o assunto.
“Vocês sabem que a inflação aumenta o preço dos produtos ao longo do tempo”. Com isso, o nosso dinheiro perde poder de compra, explica o professor na sala de aula.
O centro de ensino tem sua própria moeda, distribuída aos alunos de acordo com as notas nas avaliações. Eles aprendem a poupar e podem trocar o recurso por produtos.
“Um chiclete, você pode comprar um gibi também”, destaca o professor.
O objetivo é estimular o gasto inteligente.
“Eu consigo juntar mais dinheiro para comprar as coisas que eu quero quando preciso. Daí eu não fico gastando com qualquer coisa”, conta a aluna Ana Tereza Diniz.
“O que eu percebo nos alunos é a possibilidade que eles têm de conseguir ganhar dinheiro pelo próprio esforço, de entenderem a importância de poupar, de investir, e de alcançar aquilo que eles querem”, diz Raphael Fernandes Araújo, professor de Educação Financeira.
As escolas públicas com pelo menos um aluno medalhista vão ter a chance de ganhar prêmios de R$ 100 mil em equipamentos para a escola. Um investimento na educação dos alunos que traz retorno para todos.
O Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirma que a educação financeira nas escolas ajuda a mudar hábitos nas famílias.
“Esse é o grande objetivo: popularizar e dar acesso ao conhecimento que é tão importante para que cada família possa se planejar para cumprir seus objetivos de vida, e, pensando no aluno, para que ele possa ter esse primeiro contato e formarmos uma nova geração com mais conhecimento sobre planejamento financeiro, sobre investimento, sobre a importância de poupar recursos para cumprir seus sonhos de vida”, afirma Rogério Ceron, secretário do Tesouro Nacional.
….
Imagem em destaque: Reprodução/TV Globo