Saúde

Anvisa prorroga proibição do fenol por tempo indeterminado

Por favor entrarou registrar to do it.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou nesta 6ª feira (27.se.2024) no DOU (Diário Oficial da União) uma Resolução 3.600/2024 que prorroga a  importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso de produtos a base de fenol.  A resolução justifica que até a presente data não foi constatada a regularização dos produtos na Anvisa e a não comprovação da eficácia e segurança do fenol para uso em procedimentos e saúde em geral ou estéticos. 

Em junho de 2024, o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) havia acionado a Justiça Federal para que a Anvisa restringisse a venda de fenol. A solicitação foi feita pouco mais de 2 semanas depois da morte do empresário Henrique Chagas, de 27 anos, que morreu depois de fazer o chamado “peeling de fenol”. A responsável pelo procedimento não era da área da saúde. A Anvisa então publicou no DOU, em junho de 2024, a resolução 2.384/2024 que trata da proibição do fenol em procedimentos de saúde em geral e estéticos no Brasil. 

A nova publicação prorrogou tal medida por tempo indeterminado. A agência ainda afirma que os produtos devidamente regularizados junto a Anvisa nas exatas condições de registro e produtos de uso em laboratórios analíticos ou de análises clínicas não estão proibidos.

Sem Dominguez, Sport encara Mirassol por permanência no G4
Cursos de estética não oferecem formação para atividades de risco