O objetivo ousado do Comitê Paralímpico Brasileiro para as Paralimpíadas de Paris era alcançar sua melhor campanha e alcançar o top cinco pela primeira vez. Meta conquistada, o Brasil alcançou seu objetivo e se tornou uma das cinco principais nações paralímpicas do mundo graças a uma campanha impecável.
A delegação brasileira conquistou o maior número de medalhas possível, com 89 troféus, alcançou o maior número de ouros possível, com 25 e terminou em quinto lugar no quadro geral dos Jogos. A China foi a grande campeã com 94 ouros, seguido pela Grã-Bretanha com 49, pelos Estados Unidos 36 ouros e Holanda 27.
Até o último dia dos Jogos, o Brasil lutou com a Itália pela quinta posição. O sábado, a delegação brasileira terminou em segundo lugar, atrás da nação europeia. No entanto, o Brasil conquistou dois ouros neste domingo: um no halterofilismo e outro na canoagem.
Antes, o Brasil teve o melhor desempenho nos Jogos de Tóquio 2021; conquistou 22 medalhas de ouro e um total de 72 pódios, fechando na sétima posição. A delegação também ficou em sétimo lugar nos Jogos de Londres 2012, mas ganhou 21 ouros e “apenas” 47 medalhas.
….
Imagem em destaque: Julien de Rosa / AFPMedalhistas do Brasil, Julio Cesar (ouro) e Yeltsin Jacques (bronze) celebram o pódio juntos em Paris