Embora novembro ainda não tenha começado, alguns clubes da Série C já estão planejando o penúltimo mês do ano. As equipes se reunirão nas primeiras semanas para discutir uma possível mudança no formato da Terceirona. A proposta é que a competição adote um modelo semelhante ao das Séries A e B, com os 20 clubes se enfrentando em um sistema de pontos corridos, totalizando 38 rodadas, onde os quatro melhores garantem acesso à divisão superior.
O regulamento atual da competição consiste em duas fases. A primeira fase é disputada por 20 times, enquanto a segunda envolve os oito melhores. Nessa etapa, as quatro equipes vencedoras garantem o acesso para a Série B e avançam para o quadrangular final.
A princípio, a ideia surgiu dos oito clubes nordestinos que disputarão a Série C na próxima temporada: ABC, Botafogo-PB, Confiança, CSA, Floresta, Náutico, Itabaiana e Retrô. O presidente do Náutico, Bruno Becker, afirmou ao GE que os clubes de outras regiões também já se mostraram favoráveis ao novo modelo de pontos corridos.
“Existe esse movimento, de fato. Os clubes do Nordeste estão bem alinhados e já estamos ampliando esse debate para outras regiões. A tendência é termos uma unanimidade, obviamente aguardando os quatro que serão rebaixados da Série B. Vamos marcar uma reunião na CBF, no início de novembro, para debater esse tema”
Apesar do apoio de boa parte dos clubes da Terceira Divisão, um dos obstáculos para a mudança é o custo envolvido. Além disso, uma alteração na Série C teria impacto no calendário das competições. Neste ano, a Terceirona foi disputada em 27 datas, ou seja, 11 a menos do que o formato reformulado proposto.
….
Imagem em destaque: Lucas Figueiredo / CBF