Nesta terça-feira (29), às 9h, Fábio Augusto Vieira, ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), será ouvido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos criminosos de 8 de janeiro.
Vieira liderou a PMDF durante a invasão e destruição dos prédios dos Três Poderes em Brasília no início do ano. Ele foi demitido um dia após os protestos golpistas.
Klepter Rosa foi nomeado pelo então interventor federal da segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli. Capelli disse que a manifestação golpista só foi possível por causa de uma “operação de sabotagem” nas forças de segurança locais.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, também responsabilizou o governo do Distrito Federal pelos atos criminosos. O plano de segurança foi alterado sem conhecimento prévio, de acordo com o chefe da pasta. Teriam sido acordados que o acesso à Praça dos Três Poderes e à Esplanada dos Ministérios seria bloqueado em uma reunião entre as forças federais e distritais, mas isso não ocorreu no domingo.
“Infelizmente, as autoridades locais perceberam que era possível alterar o planejamento na última hora”, afirmou Dino. “Esse plano foi alterado e isso fez com que essas pessoas descessem até próximo do Congresso Nacional, o que resultou no descontrole que você viu.”, afirmou.
….
Imagem em destaque: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília