Por favor entrar ou registrar to do it.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou requerimento à CPMI do INSS para que a Polícia Federal compartilhe com o colegiado os dados extraídos do celular do empresário mineiro Daniel Vorcaro.

Segundo a parlamentar, o relatório da PF menciona conversas entre Vorcaro e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, que tratariam, inclusive, de pagamentos. A próxima reunião da comissão para votação de requerimentos está prevista para o dia 23, na primeira segunda-feira após o carnaval.

No pedido, Damares argumenta que os dados, laudos e relatórios produzidos pela PF na análise do material apreendido relacionado ao Banco Master e a Vorcaro têm potencial relevância para esclarecer conexões institucionais, fluxos financeiros, estruturas operacionais e eventuais práticas ligadas ao objeto de investigação da CPMI.

A senadora também ressalta que se trata de material técnico elaborado por unidade especializada da Polícia Federal, o que, segundo ela, confere elevado grau de confiabilidade às informações e reduz o risco de interferência indevida em apurações em andamento.

O celular de Vorcaro foi apreendido em novembro do ano passado, na primeira fase da Operação Compliance Zero, que teve como alvo investigados ligados ao Banco Master. Recentemente, a PF conseguiu romper a criptografia do aparelho e, nesta semana, encaminhou ao STF um relatório de cerca de 200 páginas com o conteúdo analisado.

Foto: Vinicius Schmidt

Alvo de apuração no caso INSS articula proposta de delação
EUA e Europa reforçam união após período de tensões