O aeroporto do arquipélago de Fernando de Noronha , em Pernambuco , terá sua estrutura reformada até outubro de 2026. De acordo com o projeto, o terminal terá sua capacidade ampliada para movimentar até 400 mil passageiros em uma nova área de 3,3 mil m², o triplo do tamanho atual.
Ainda em 2024, a Latam planeja inaugurar operação na ilha. Desde 2022, quando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) identificou fissuras e buracos na pista e proibiu o pouso de aviões de grande porte, apenas Azul e VoePass realizam voos comerciais em aeronaves ATR para Fernando de Noronha .
Hoje, a pista do aeroporto está passando por obras para que aviões a jato possam voltar a pousar na ilha. A expectativa da Latam é iniciar a operação no arquipélago em novembro deste ano, caso os reparos estejam concluídos. Os voos diários irão partir do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo , em direção à ilha, mas a rota ainda depende de aprovação da Anac e do aeroporto.
Novo aeroporto de Fernando de Noronha
O terminal irá utilizar um sistema de reuso de água e abastecimento por energia solar, mas tem gerado debates sobre os impactos ambientais da reforma, já que o limite de visitantes da ilha não pode ultrapassar 132 mil pessoas. Em 2023, Fernando de Noronha recebeu 123.437 pessoas.
A Dix Aeroportos, que administra o Aeroporto de Fernando de Noronha, ainda não concluiu o processo de obtenção das licenças ambientais para começar as obras. Enquanto isso, uma ampliação temporária da área de embarque está sendo concluída.
Além da ampliação das áreas de embarque e desembarque, o projeto de R$ 57 milhões inclui mais boxes de check-in, uma sala vip e mais pontos comerciais.
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Imagem em destaque: Rebeca de Ávila