Vinicius Júnior está no topo do mundo! O atacante do Real Madrid conquistou o prêmio The Best, da Fifa, nesta terça-feira (17), em cerimônia que elegeu o melhor jogador do planeta da temporada 2023/24.
O evento que coroou Vini Jr foi realizado em Doha, no Catar, durante um jantar de gala que ocorreu na Academia Aspire. Com o prêmio, o Brasil volta a ter um jogador eleito o melhor do mundo após 17 anos. O último que havia ganhado o troféu foi Kaká, em 2007, quando atuava pelo Milan.
Para ficar com a honraria, Vini Jr teve de superar nomes de peso, como Rodri, Messi, Bellingham, entre outros, que chegaram como finalistas e também concorriam ao prêmio.
A conquista de Vinicius Júnior faz justiça à brilhante temporada protagonizada pelo atacante. No período considerado pela Fifa para eleger o melhor do mundo (entre 21 de agosto de 2023 a 10 de agosto de 2024), o brasileiro se destacou pelo Real Madrid.
Durante o referido ciclo, Vini Jr fez 39 partidas pelo clube espanhol, marcou 24 gols e distribuiu 11 assistências. O atacante foi peça fundamental para a conquista da Champions League, tendo anotado, inclusive, um gol na final. Além disso, ele também foi campeão espanhol.
Pela seleção brasileira, Vini entrou em campo em 10 oportunidades, balançou as redes duas vezes e deu duas assistências. Seu desempenho no time canarinho não foi tão brilhante quanto suas atuações pelo Real Madrid, porém, este aspecto acabou não influenciando em sua eleição como melhor do mundo.
Thiago Maia também é premiado
O volante Thiago Maia, do Internacional, também foi premiado pela Fifa. O jogador faturou o troféu “Fair Play”, que contempla ações sociais realizadas por atletas ou instituições. A entidade máxima do futebol reconheceu o papel fundamental que Thiago teve durante as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul neste ano.
O jogador do Internacional foi um dos muitos voluntários que ajudaram a resgatar pessoas e animais que ficaram ilhados por conta das chuvas.
Time masculino
Emiliano Martínez (Aston Villa)
Dani Carvajal (Real Madrid)
Rúben Dias (Manchester City)
William Saliba (Arsenal)
Antonio Rudiger (Real Madrid)
Rodri (Manchester City)
Toni Kroos (Real Madrid)
Jude Bellingham (Real Madrid)
Lamine Yamal (Barcelona)
Erling Haaland (Manchester City)
Vini Jr. (Real Madrid)
Todos os premiados
Ao todo, o Fifa The Best distribuiu 10 prêmios. Confira abaixo os vencedores em todas as categorias:
Melhor jogador do mundo
Vini Jr. (Real Madrid)
Melhor jogadora do mundo
Aitana Bonmatí (Barcelona)
Melhor treinador
Carlo Ancelotti (Real Madrid)
Melhor treinadora
Emma Hayes (Chelsea)
Melhor goleiro
Emiliano Martínez (Aston Villa)
Melhor goleira
Alyssa Naeher (seleção dos EUA)
Prêmio Puskás (gol mais bonito no masculino)
Alejandro Garnacho (Manchester United)
Prêmio Marta (gol mais bonito no feminino)
Marta (Orlando Pride)
Fifa Fan Award
Guilherme Granda Moura (torcedor do Vasco)
….
Imagem em destaque: Reprodução / Instragram