O Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) abriu ontem o sistema de agendamento do site para a emissão de carteiras de identidade no domingo (15). O Programa ‘Domingou Cidadania e Leitura’ é a oportunidade para quem precisa providenciar o documento e não possui tempo disponível nos dias de semana. Em sua 17ª edição, a ação acontece todo terceiro domingo de cada mês, com 120 vagas disponíveis.
Realizado em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o programa conta com o Projeto ‘Caixa de Leitura’, no qual o cidadão que for emitir a Carteira de Identidade recebe um livro gratuitamente. O ‘Domingou’ iniciou em 2023 e é um dos finalistas do Prêmio Innovare, que identifica, divulga e difunde práticas que contribuem para o aprimoramento da Justiça no Brasil.
Serviço
Para agendar a emissão da Carteira de Identidade, o cidadão deve acessar o site do Instituto, preencher os dados e indicar se é a 1ª ou 2ª via do documento. Lembrando que a gratuidade é para a 1ª via e maiores de 65 anos. A partir da 2ª via, a taxa é de R$ 29,91. O boleto é gerado pelo próprio site e deve ser impresso e pago antecipadamente.
No domingo é necessário levar a Certidão de Nascimento/Casamento, DAE (boleto gerado), comprovante de pagamento, e, se desejar que a Carteira de Identidade tenha informações adicionais como tipo sanguíneo e CPF, apresentar também os documentos originais. Não é preciso levar foto 3×4.
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Imagem em destaque: SDS-PE/divulgação