Na manhã deste sábado (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
O presidente Lula chegou à Esplanada em carro aberto por volta das 9h, marcando o início da celebração.
Ministros, chefes de Poderes e representantes das Forças Armadas acompanharam o evento do palanque, além do presidente. Entre esses estão: Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, ministro Luís Roberto Barroso e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; outros ministros do STF, como Edson Fachin, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes; ministros de Estado, incluindo Esther Dweck (Gestão e Inovação), Rui Costa (Casa Civil), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e José Mucio (Defesa).
Após a demissão de Silvio Almeida, acusado de assédio sexual nessa sexta-feira (6), a ministra Esther assumiu a pasta dos Direitos Humanos e Cidadania de forma temporária.
A primeira-dama, Janja da Silva, não participou das comemorações devido a uma agenda fora do país. Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, também não foi. O deputado está em Alagoas para participar de eventos de campanha municipal.
O evento contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). O desfile deste ano foi organizado em torno de três eixos principais: a unidade nacional em torno das iniciativas de recuperação do Rio Grande do Sul após as enchentes que afetaram o estado.
Além disso, outros dois tópicos centraram o desfile: a presidência do Brasil no G20 e os esforços do governo para melhorar os serviços de saúde, incluindo a volta do Mais Médicos.
….
Imagem em destaque: Brenno Carvalho/Agência O Globo