Notícias

Novas ferramentas e recursos de acessibilidade foram apresentados pelo TRE-PE para as eleições 2024

Por favor entrarou registrar to do it.

Recursos de acessibilidade foram apresentados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para as Eleições de 2024. Entre eles está a ferramenta de sintetização de voz chamada “Letícia”, que vai informar os cargos de votação, os números digitados e o nome da candidata ou do candidato. O equipamento também mostra um intérprete de Libras na tela para ajudar os eleitores com deficiência auditiva.

A mesa contou com a presença do desembargador Cândido Saraiva, presidente do TRE-PE. Em seu discurso, o magistrado enfatizou que todas as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida têm direito constitucional à acessibilidade. “Antes de tudo, a acessibilidade é uma garantia para o pleno exercício dos direitos civis, políticos, sociais e culturais de todos os cidadãos”, enfatizou o presidente.

A Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA) organizou o evento, que contou com a participação de eleitores com deficiência e mobilidade que estavam familiarizados com as ações. 

Além disso, durante a palestra, foi apresentado o projeto Eleições Acessíveis, que conta com a  colaboração do TRE-PE, do Governo do Estado e o Corpo de Bombeiros, que visa transportar eleitores com deficiência em vans adaptadas para o local de votação. Na ocasião, a parceria foi reforçada e o público presente teve a oportunidade de conhecer um dos veículos que seriam utilizados no dia do julgamento.

O programa Eleições Acessíveis oferecerá atendimento a 250 eleitores em sete municípios (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina) com uma frota de 28 carros para essas eleições. 

Para aqueles que desejam solicitar o serviço, podem entrar em contato via WhatsApp no número (81) 3194-9275.

….

Imagem em destaque: Divulgação/TRE-PE

Novo comitê nacional focará na criação de estratégias integradas contra incêndios
Sem protagonismo e longe do ideal para cumprir promessa de Dorival, Brasil perde do Paraguai