A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, na quarta-feira, 9 de outubro, três novos casos de perdas gestacionais em que os fetos testaram positivo para o vírus do Oropouche. Os registros ocorreram em julho deste ano nas cidades de Recife, Bom Jardim e Gravatá. Com esses novos casos, o total de transmissões verticais confirmadas da doença subiu para seis, sendo que uma dessas mortes foi associada diretamente ao vírus.
As Secretarias Municipais de Saúde desses locais já foram orientadas a iniciar o complemento das investigações, com o apoio das Gerências Regionais de Saúde (Geres) e da Diretoria Geral de Vigilância Ambiental de Pernambuco.
Até o momento, Pernambuco registra 156 casos confirmados de febre do Oropouche. Os municípios com pacientes diagnosticados incluem: Jaqueira, Pombos, Água Preta, Moreno, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Catende, Lagoa dos Gatos, Camaragibe, Limoeiro, Ipojuca, Itaquitinga, Macaparana, Sirinhaém, Bonito, Garanhuns, Aliança, Gameleira, Machados, São Benedito do Sul, Santa Cruz do Capibaribe, Barra de Guabiraba e São Vicente Ferrer.
Embora os óbitos fetais tenham sido confirmados em Bom Jardim e Gravatá, essas cidades ainda não foram incluídas na lista oficial de municípios afetados, aguardando a finalização das investigações.
….
Imagem em destaque: Pexels