O judô brasileiro conquistou dois ouros em menos de meia hora nas Paralimpíadas de Paris neste sábado. Arthur Silva ganhou o campeonato na categoria até 90 kg da J1 para atletas cegos. O líder do ranking mundial, o potiguar venceu o britânico Daniel Powell na final. Minutos depois, o campeão da categoria acima de 90 kg, Wilians Araújo da Paraíba, venceu Ion Basoc da Moldávia na decisão.
Arthur começou a campanha vencendo o Uzbequistão Turgun Abidiev por Ippon nas quartas de final. Ele venceu o turco Yasmin Cinciler na semifinal com um Waza-ari e depois um Ippon.
Na campanha, Wilians também venceu com Ippon três vezes. Vitória contra o Uzbequistão Yerlan Utepov na estreia. Conquistou outro triunfo contra Ganbat Dashtseren da Mongólia na semifinal. Ficou no tatame por 2min03s no total das três lutas. O tempo regulamentar de uma luta, se ela não for decidida por Ippon, é de quatro minutos.
Arthur sofreu de retinose pigmentar e, aos dois anos, começou a perder a visão. Aos 18 anos, ele perdeu a visão. Antes disso, começou a treinar judô na adolescência quando não conseguia mais jogar futebol ou andar de bicicleta por causa da cegueira. Willian perdeu a visão aos 10 anos em um acidente com tiro de espingarda e, em 2009, quando tinha 16 anos, começou a praticar judô.
….
Artur Silva no pódio com a medalha de ouro nas Paralimpíadas — Imagem em destaque: REUTERS/Jennifer Lorenzini