Nesta terça-feira (15.10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 1765/2024, que reconhece a Festa do Sairé como manifestação da cultura nacional. A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, contou com a participação da ministra do Turismo em exercício, Ana Carla Lopes, cuja Pasta teve papel fundamental na articulação para a aprovação dessa nova legislação.
Em missão internacional, o ministro Celso Sabino, comemorou a conquista. “Este reconhecimento do governo federal ajudará a gerar renda e oportunidades de emprego, atraindo cada vez mais turistas e, claro, preservando a identidade regional, garantindo que Sairé continue encantando as futuras gerações”, destacou.
A Festa do Sairé, realizada há mais de 300 anos no distrito de Alter do Chão, em Santarém (PA), é uma das festividades mais tradicionais do Brasil, mesclando ritos religiosos e folclóricos, atraindo turistas de diversas regiões do país e do exterior. Com o novo status de manifestação cultural, o evento ganha maior relevância no cenário nacional, abrindo portas para novas oportunidades de financiamento e promoção turística.
A ministra do turismo em exercício, Ana Carla Lopes, destacou o empenho do Ministério do Turismo para garantir o reconhecimento oficial da festa. Ela anunciou que, além da sanção presidencial, o Ministério do Turismo destinou R$ 3 milhões para a edição do evento em 2024, como parte de uma estratégia de fomento ao turismo cultural. Foi a primeira vez que a manifestação cultural recebeu incentivo do Governo Federal.
“A Festa do Sairé é mais do que uma celebração local, é um patrimônio do povo brasileiro, e este reconhecimento é um passo importante para fortalecer ainda mais o turismo na Amazônia”, afirmou.
A lei sancionada segue uma tendência de valorização das festividades culturais pelo governo, com o objetivo de impulsionar o turismo em regiões de potencial histórico e ambiental. Com a inclusão da Festa do Sairé no rol de manifestações culturais reconhecidas nacionalmente, espera-se que o evento ganhe ainda mais projeção, atraindo investimentos e impulsionando o setor turístico no Pará e no Norte do país.
A cerimônia, que contou com a presença de representantes de comunidades locais e líderes culturais, reforçou o compromisso do governo federal em apoiar e promover o turismo cultural, destacando o papel do setor como vetor de inclusão social e desenvolvimento sustentável.
….
Imagem em destaque: Flickr Palácio do Planalto