A 33ª edição da Feira Internacional de Agropecuária da Bahia (Fenagro) será realizada entre os dias 28 de novembro e 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, prometendo uma programação diversificada e atrações para todos os públicos.
O evento, volta após um hiato de cinco anos e espera reunir mais de 150 mil visitantes ao longo dos 11 dias, com exposições, leilões, atividades educativas e grandes shows.
Para o público amante de música, a programação da Fenagro 2024 já tem confirmados os shows de Simone Mendes, Mari Fernandez, Unha Pintada e Nadson O Ferinha, prometendo movimentar as noites do evento. A tradição de grandes atrações faz parte da história da feira, que em anos anteriores já recebeu nomes como Ivete Sangalo, Paralamas do Sucesso e Charlie Brown Jr.
Programação diversificada
Com a presença de aproximadamente 600 expositores e mais de 3 mil animais, a Fenagro trará exposições de bovinos das raças Nelore, Gir, Girolando e Sindi, equinos das raças Mangalarga Marchador, Mangalarga Paulista, Campolina e Quarto de Milha, além de ovinos e caprinos.
A programação contará com cinco leilões, que ocorrerão entre os dias 4 e 7 de dezembro, no Tatersal Joãozinho Andrade e Tatersal Cândido Braga.
Outros destaques incluem o julgamento de animais, provas esportivas como o Team Penning e o Ranch Sorting, além de diversas atividades voltadas para o agronegócio. O evento também receberá mais de 20 mil estudantes de escolas públicas e privadas, que participarão de atividades educativas focadas na agropecuária e sustentabilidade, com temas como preservação de recursos hídricos e uso sustentável de agrotóxicos.
Histórico e importância do evento
Realizada pela pelo Grupo A Tarde, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, a Fenagro é considerada o maior evento agropecuário do Norte/Nordeste e um dos cinco mais importantes do Brasil. A feira é um ponto de encontro para o agronegócio baiano, reunindo produtores, investidores e entusiastas do setor.
Após o período de pausa devido à pandemia, a edição de 2024 marca o retorno do evento, que é uma importante vitrine para o agronegócio do estado, promovendo a geração de negócios e a integração entre os setores rural e urbano.
“A feira é uma vitrine para o agronegócio baiano, que tem um papel fundamental na geração de emprego e renda. O Governo do Estado, através da Seagri, está comprometido com a realização da Fenagro, que sem dúvidas, será lembrada como a maior e melhor edição de todos os tempos”, destacou Wallison Tum, secretário de Agricultura da Bahia.
Participação de entidades
A Fenagro contará com a participação de importantes entidades do setor, como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), além de dez associações de criadores. Entre elas estão a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba), Associação Baiana de Criadores de Mangalarga Marchador e a Associação Baiana de Criadores de Nelore.
O evento também terá o apoio do Conselho Federal e Regional de Veterinária, reforçando a presença de entidades comprometidas com o desenvolvimento do setor agropecuário na Bahia.
….
Imagem em destaque: Divulgação