Ramos Santana, candidato do PSDB, será o próximo prefeito do município de Paulista, interior de Pernambuco, pelos próximos quatro anos. Ele venceu de Júnior Matuto, do PSB, no segundo turno das eleições 2024, realizado neste domingo (27).
O resultado final das eleições em Paulista indicou a vitória de Ramos Santana, com 120.228 votos, o que corresponde a 73,36% dos votos válidos, enquanto Júnior Matuto alcançou 43.656 votos, 26,64% dos votos válidos, conforme divulgação oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A votação nas urnas em Paulista foi ao encontro do panorama evidenciado ao final do primeiro turno, quando Santana obteve 74.092 votos dos eleitores (44,36% dos votos válidos) e Matuto, 51.213 da escolha popular (30,66%).
O atual prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (PT), anunciou a desistência de tentar a reeleição alegando problemas de saúde. Em julho deste ano, antes do período de convenções partidárias para oficializar as candidaturas, ele informou que a decisão foi baseada em recomendações médicas e em pedidos da família.
Paulista, que era a maior cidade sob o governo do PT no estado, viu o partido apoiar a candidatura de Francisco Padilha (PDT), indicando inclusive a vice da chapa. No entanto, Padilha terminou a eleição em quinto lugar, com apenas 4,04% dos votos válidos.