A nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania do governo Luiz Inácio Lula da Silva é Macaé Evaristo. Nesta segunda-feira (9), o presidente anunciou o nome da deputada estadual do PT em Minas Gerais.
A escolhida é uma educadora com formação em serviço social e mestrado em educação. Ela ocupa o lugar de Silvio Almeida, que foi demitido devido a denúncias de assédio sexual, que ele nega. Ela é filha da escritora Conceição Evaristo.
“O presidente Lula me convidou com muito carinho, destacando minha luta pelos direitos humanos e antirracista”, disse Macaé.
Macaé Evaristo foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal de Educação em Belo Horizonte, entre 2005 e 2012, e secretária estadual da mesma área em Minas Gerais, entre 2015 e 2018, conforme registrou o site G1.
Lula e a nova ministra se reuniram na manhã desta segunda, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Esther Dweck, ministra da Gestão assumiu interinamente os Direitos Humanos, e a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), também participaram do encontro, segundo reportou o jornal Folha de S.Paulo.
….
Imagem em destaque: Ascom Presidência.