O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na tarde deste sábado (21) que vai elevar para 15% a tarifa global sobre produtos importados.
A decisão ocorre um dia após a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubar o chamado “tarifaço” imposto no ano passado.
O comunicado foi feito por meio de uma publicação na rede social Truth Social, menos de 24 horas depois de o presidente informar que utilizaria um novo instrumento legal para aplicar uma taxa de 10% sobre importações, com efeito imediato. Agora, segundo ele, o percentual foi ampliado para 15%.
De acordo com Trump, a medida tem como objetivo corrigir “décadas de práticas comerciais injustas” que, em sua avaliação, prejudicaram a economia norte-americana.
Na mensagem, o presidente afirmou que, após uma “análise completa e detalhada” da decisão recente da Suprema Corte contrária a parte de sua política tarifária, decidiu elevar imediatamente a tarifa mundial de 10% para 15%.
Trump também declarou que a elevação é legal e respaldada por instrumentos jurídicos já existentes. Segundo ele, nas próximas semanas o governo vai definir “as novas tarifas legais e permissíveis” que serão aplicadas globalmente.
O republicano reforçou ainda que a iniciativa integra a estratégia de sua gestão para dar continuidade ao projeto “Make America Great Again”, lema que marca sua política econômica e comercial.
….
Imagem em destaque: Getty Imagens